Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Laboratórios
Início do conteúdo da página

Lista de Laboratórios da FCAM

Publicado: Quarta, 24 de Mai de 2023, 15h03 | Última atualização em Sexta, 02 de Agosto de 2024, 16h28 | Acessos: 1157

LABORATÓRIO DE BROMATOLOGIA E NUTRIÇÃO ANIMAL
Coordenadores: Prof. Jonathan Chaves Melo e Prof. José Anchieta de Araújo.

O laboratório de bromatologia e nutrição animal atualmente é utilizado para separação dos componentes agronômicos de forrageiras tropicais (lâmina, colmos e material morto), os quais são utilizados para determinar a massa seca de lâmina foliar (MSLF), massa seca de Colmos (MSC) e massa seca de material morto (MSMM), realização de pesagem e obtenção da massa seca de forragem em estufa de ventilação forçada a 65°C por 72 horas, além da matéria seca definitiva. Além disso, mensalmente é realizado a determinação do N feita em amostras de água coletadas via pluviômetros alocados estrategicamente em áreas experimentais determinado o N total em amostras por ensaio titulométrico (destilação via Kjeldahl). Além disso, dá subsídio ao processamento de amostras colhidas em diferentes trabalhos de pesquisa, as quais são secas em estufas de ventilação forçada, até peso constante. Processamento em moinho tipo Willey, com peneira de malha 01 mm. Atualmente são feitas as seguintes análises de rotina: teores de matéria Seca (MS), matéria mineral (MM), matéria orgânica (MO), teor proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro corrigida para cinzas e proteína (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), celulose (CEL), hemicelulose (HEME).
O laboratório é de fundamental importância para realização de pesquisas e suporte para aulas prática do curso de Agronomia. As pesquisas desenvolvidas em campo com suporte do laboratório buscam manejo mais adequado da nutrição mineral de plantas em uma região pujante de pecuária de corte e leite. Melhor ajustar o manejo de pastagem, com impacto bieconômico importante na agropecuária regional. Assim, pode-se dizer que o laboratório contribui sobremaneira com as pesquisas voltadas ao conceito de sustentabilidade, porque a demanda atual a nível global é incrementar a produção animal, sem com isso, degradar o meio ambiente, e com melhoria de manejo propiciada por novas tecnologias inovadoras cessar o avanço de aberturas de áreas sobre a vegetação amazônica natural.

 

LABORATÓRIO DE SOLOS E NUTRIÇÃO DE PLANTAS
Coordenadora: Profa. Natália Hilgert de Souza Carnevali

O SnuP possui infraestrutura básica para realização de aulas práticas e atividades de pesquisa nas áreas de Ciência do solo (fertilidade do solo e adubação; física do solo; química do solo; microbiologia e bioquímica do solo; manejo e conservação do solo) e Fitotecnia (fisiologia de plantas cultivadas), bem como outras áreas correlatas. Está aberto também para atividades de extensão. Está localizado no bloco de laboratórios da Agronomia, onde funcionam os laboratórios de Sistemas Agroflorestais e Ecofisiologia Vegetal e de Bromatologia e Nutrição Animal. Os equipamentos são compartilhados com esses dois laboratórios, sendo estes: Estufa de secagem de vidrarias, Balança de precisão, Exaustor, Destilador de Nitrogênio, Fotômetro de chama, Dispersor de solo, Agitador magnético, Agitador Kline, Mesa agitadora, Chapa aquecedora, Mesa agitadora para solo, Banho Maria, Moinho de facas Tipo Willye, Bomba de vácuo, Centrifugador, Destilador de Nitrogênio, Medidor de umidade, Autoclave vertical, Fluxo Laminar Horizontal, Capela para exaustão de gases, Autoclave Pipettor, Termômetro, Microscopy camera eyepiece, Phgametro, Estufa de secagem e esterilização Estufa com circulação e renovação de ar, Phgametro de bancada, Bateria de sebelin, Fluxo Laminar Horizontal, Balança de precisão, Bomba de Vácuo.
Além de equipamentos, possui um conjunto de reagentes, vidrarias e outros materiais que permitem a realização de análises. Possui bancadas com pia e chuveiro com lava-olhos.

 

LABORATÓRIO DE AGROBIODIVERSIDADE DE CARAJÁS
Coordenador: Prof. Diego de Macedo Rodrigues

O Laboratório da Agrobiodiversidade de Carajás (Lagrobio Carajás) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão no apoio a investigações sobre a biodiversidade da fauna e flora em agroecossistemas da região de Carajás, que envolvem a análise das interações entre diferentes espécies da fauna e da flora e o manejo dos agroecossistemas, além da avaliação dos serviços ecossistêmicos fornecidos pela biodiversidade agrícola para agroecossistemas sustentáveis. O Lagrobio Carajás abriga ainda a reserva técnica da artropodofauna e da flora regional da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá, atualizada continuamente na ministração das disciplinas de Zoologia e Entomologia agrícola do curso de graduação em Agronomia, além disso, através deste laboratório há importante atividade de extensão de divulgação científica através de visitas e exposições periódicas. Para tanto, o Lagrobio abriga a comunidade universitária desde professores, graduandos, pós-graduandos e estagiários de cursos de graduação e estudantes de ensino médio de escolas locais, além de agricultores familiares que participam de exposições sobre a diversidade biológica regional. A infraestrutura do Lagrobio Carajás que promove a realização das diferentes atividades consta de mesas e bancadas de trabalho com pia e chuveiro lava-olhos, microscópios estereoscópicos, refrigerador, armários, além de instrumentos diversos e vidrarias essenciais.

 

LABORATÓRIO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS E ECOFISIOLOGIA VEGETAL
Coordenadora: Profa. Karen Cristina Pires da Costa

O Laboratório de Sistemas Agroflorestais e Ecofisiologia Vegetal (LabSAF) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará atua no entendimento da relação solo-planta-atmosfera em agroecossistemas com enfâse nos sistemas agroflorestais e em plantios para a recuperação de áreas degradadas. No LabSAF são realizadas análises de caracterização dos sítios e análises bioquímicas e morfo-anatômicas de vegetais. O LabSAF atende a uma ampla gama de usuários, desde professores, graduandos, pós-graduandos, bolsistas e estagiários, em especial, dos cursos de graduação de Agronomia e Biologia da Unifesspa, mas também atende a pesquisadores de outras instituições públicas e a projetos em comunidades rurais e indígenas. Está localizado no bloco de laboratórios da Agronomia no Campus III da Unifesspa em Marabá-PA. No LabSAF constam os seguintes equipamentos: Estufa de secagem de vidrarias, Balança de precisão, Exaustor, Destilador de Nitrogênio, Fotômetro de chama, Dispersor de solo, Agitador magnético, Agitador Kline, Mesa agitadora, Chapa aquecedora, Mesa agitadora para solo, Banho Maria, Moinho de facas Tipo Willye, Bomba de vácuo, Centrifugador, Destilador de Nitrogênio, Medidor de umidade, Autoclave vertical, Fluxo Laminar Horizontal, Capela para exaustão de gases, Autoclave Pipettor, Termômetro, Microscopy camera eyepiece, Phgametro, Estufa de secagem e esterilização Estufa com circulação e renovação de ar, Phgametro de bancada, Bateria de sebelin, Fluxo Laminar Horizontal, Balança de precisão, Bomba de Vácuo. Além de equipamentos, possui um conjunto de reagentes, vidrarias e outros materiais que permitem a realização de análises. Possui bancadas com pia e chuveiro com lava-olhos.

 

ÁREA EXPERIMENTAL - LABORATÓRIO DE CAMPO

Responsável: Jucelino Bezerra de Souza. 

A FCAM possui uma área equivalente a 7 hectares para estudos de campo. Nessa área são realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão a nível de graduação e pós-graduação de diferentes cursos. Está dividida em setores:
Viveiro: estruturado com duas casas de sombra, uma casa de vegetação, barracão para preparo substratos e mudas e preparo de amostras de solo, container com ferramentas agrícolas de campo, caixa d'água de 5 mil litros para irrigação, além de pátio de rustificação de mudas. Possui materiais e insumos para produção de mudas, como: tubetes de 100 e 200 cm3 (cerca de duas mil unidades de cada), ambos os tipos com suportes; cerca de 500 L de fibra de coco, torta de mamona, pó de rocha, mangueiras e bicos de irrigação por microaspersão. Ferramentas, equipamentos e implementos de campo: pás, enxadas, cavadeiras, rastelos, facões, tesouras de poda, dentre outros; microtrator com enxada rotativa, perfurador de solo com brocas de 20 e 30 cm de largura. Como recurso humano, possui um técnico em agropecuária responsável pelas atividades que são executadas no viveiro.
Área de forragicultura e cultivos anuais: área destinada à atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas especialmente à nutrição animal.
adubação de pastagem, acúmulo de forragem, nutrição e alimentação animal.
Área com Sistema Agroflorestal biodiverso: O SAF é uma área de recuperação do solo e da vegetação nativa que foi implantado há aproximadamente 5 anos e possui 8 linhas de cultivos combinando espécies como ingá, cacau, paricá, urucum, banana, margaridão, embaúba, dentre outras, É utilizada em aulas práticas de diversas disciplinas do curso de Agronomia, bem como da Educação do campo e Ciências Biológicas, e em atividades de pesquisa de Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica. Também recebe visitas de outras instituições e de pessoas da comunidade com atividades de extensão.
Área de pesquisa com a castanheira da amazônia em diversos sistemas de cultivo: essa área possui 0,5 ha onde está sendo desenvolvida, atualmente, uma pesquisa de Doutorado com a espécie Bertholletia excelsa Humn. & Bonpl, associando a aplicação de arbolina com diferentes sistemas de cultivo: solteiro, consórcio com ingá e em sistema agroflorestal com cacau, ingá, banana e milho.

 

SALA DE RECEPÇÃO E PROCESSAMENTO DE AMOSTRAS DE SOLOS E PLANTAS
Coordenadora: Profa. Karen Cristina Pires da Costa

 

LISTA DE EQUIPAMENTOS COMPARTILHADOS ENTRE OS LABORATÓRIOS

Estufa de secagem de vidrarias
Balança de precisão
Exaustor
Destilador de Nitrogênio
Fotômetro de chama
Dispersor de solo
Agitador magnético
Agitador Kline
Mesa agitadora
Chapa aquecedora
Mesa agitadora para solo
Banho Maria
Moinho de facas - Tipo Willye
Bomba de vácuo
Centrifugador
Destilador de Nitrogênio
Medidor de umidade
Autoclave vertical
Fluxo Laminar Horizontal
Capela para exaustão de gases
Autoclave Pipettor
Termômetro
Microscopy camera eyepiece
Phgametro
Estufa de secagem e esterilização
Estufa com circulação e renovação de ar
Phgametro de bancada
Bateria de sebelin
Fluxo Laminar Horizontal
Balança de precisão
Bomba de Vácuo

 

 

Fim do conteúdo da página